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Qui, Jun
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Inspiradas no ritmo das ruas e em um estilo de dança menos rígido, as aulas de HIIDance, Vídeo Dance e Street Dance são as novas apostas das academias. Alto gasto calórico, força, ritmo, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, memória e improviso são alguns dos benefícios dessas modalidades que têm levado muitos alunos a trocar a ginástica tradicional pela dança.

Sucesso mundial, o HIIT, treino que intercala momentos de alta intensidade com momentos mais suaves é o principal fundamento da aula de HIIDance, que mistura a técnica com o prazer de dançar. Comprovado cientificamente, esse é o tipo de treino mais eficaz no objetivo de queimar calorias e melhorar o condicionamento físico, além de manter o corpo estimulado por mais tempo. A aula de HIIDance, exclusiva do Espaço Vibre, tem duração de 45 minutos, é dinâmica, faz suar, condicionar, queimar 600 calorias em uma aula e extravasar.

De Shakira a Anita, o Video Dance é uma aula de dança urbana, com o sucesso do momento, daqueles que grudam como chiclete e fazem todo mundo mexer o corpo assim que começam a tocar. É uma das aulas mais versáteis e oferece um desafio diferente a cada dia. A coreografia muitas vezes é criada pelo professor na sala de aula e nunca é repetida por mais de dois dias seguidos. Seu objetivo é soltar o corpo, por isso, é muito comum que ao final da aula o professor proponha um momento de improvisação, com cada aluno fazendo o passo que quiser.

O Street dance embarca na fonte do lifestyle contemporâneo e explora a diversidade de movimentos, gestuais e ritmos contidos na cultura das danças do movimento Hip Hop. Cada professor desenvolve a metodologia da aula conforme sua especialidade. Sempre com o objetivo de fazer o aluno dançar já na primeira aula. E, ao mesmo tempo, aprimorar sua consciência corporal em coreografias que trabalham a coordenação motora, o alongamento, a memória e a autoestima de uma forma divertida e desafiadora.

A dança é uma das mais antigas formas de expressão, já existe desde a antiguidade ao lado do teatro e da música. Ao longo dos séculos, ela foi se reinventando e se adaptando aos novos tempos. Mexer o corpo é algo tão básico para o ser humano, quanto respirar, comer, dormir. O Espaço Vibre, que acaba de inaugurar um novo espaço em Ipanema, oferece essas e outros tipos de dança, como ballet, ballet fitness, dança contemporânea, sapateado, stiletto, zumba, jazz, Broadway, vitaldance, além de yoga, funcional, pilates solo, muay thai, judô, patinação etc.

A realização de atividades físicas traz inúmeros benefícios à saúde e, para alcançá-los, exigem-se dedicação e comprometimento com a rotina de treinamentos. Quando se está em grupo, fazer exercícios fica mais fácil. Se um pode estar um pouco mais “pra baixo”, o outro vai lá e dá o estímulo necessário. Com isso, há mais chances de se manter fiel à rotina de atividade física. “O convívio com mais pessoas tem um papel social muito importante e tende a estimular a prática”, considera o professor Leonardo De Ross Rosa, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física da Univates. “Quando se trata de grupo, existe a responsabilidade consigo mesmo, mas também com os demais. Há uma meta de superação que não fica restrita ao indivíduo”, afirma. O Brasil, explica Leonardo, tem tradição na prática de esporte em grupos, já que as principais modalidades esportivas do país são coletivas, como o futebol e o vôlei. Porém o que pode ser um empecilho é encontrar um espaço nas agendas de cada um. “A busca por práticas em grupos mantém seu crescimento, mas encontra problemas principalmente ligados à questão do tempo para a prática, que depende de rotinas familiares e de trabalho semelhantes entre os integrantes de um grupo” percebe Leonardo. Mesmo em grupo, as condições fisiológicas de cada um devem ser respeitadas no treinamento. “Em muitos casos, a saída é a organização de subgrupos dentro de um grande grupo”, indica o professor. ‘‘A competição entre os integrantes do grupo, o estabelecimento de relações sociais, a necessidade de comprometimento e responsabilidade para com o grupo e não apenas consigo mesmo são grandes vantagens’’ (Leonardo De Ross Rosa, coordenador do curso de bacharelado em Educação Física)

Sempre encontramos alguém perguntando como se respira durante os exercícios físicos, ou então alguém dando dicas sobre as formas de respirar, não existe uma maneira mais eficaz que a outra e sim aquela que fica mais confortável.


Quando inspiramos pelo nariz o ar chega aos pulmões filtrados, mas se o exercício for de alta intensidade não será tão fácil inspirar só pelas narinas, é importante nunca prender a respiração, para não deixar de enviar a quantidade de O2 para os pulmões, muitas pessoas ainda usam um dilatador nasal, um método que também não auxilia na melhora de oxigenação nos tecidos, pois a quantidade de oxigênio que chega aos alvéolos é a mesma com ou sem ele, então respire da forma mais confortável para não causar desconforto.

 

A Comissão Organizadora dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) 2018, realizados pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp), divulgou a nota oficial 022/2018 com informações sobre cidades-sede das duas primeiras etapas da competição.

A primeira data da etapa microrregional – que será realizada entre 28 de abril e 2 de maio – terá como sedes as cidades de Montes Claros (Norte-Central), Cataguases (Mata-Vertentes) e Lavras (Sul). A microrregional Triângulo-Noroeste aguarda definição.

Já as cidades de Jequitinhonha (Jequitinhonha-Mucuri), Ponte Nova (Aço-Rio Doce-Caparaó) e Pitangui (Sudoeste-Oeste) terão a execução da microrregional entre 30 de maio e 3 de junho. A sede da etapa Metropolitana também aguarda definição.

A etapa regional do Jimi 2018 acontece em quatro municípios entre 25 e 29 de julho. Três deles já foram escolhidos: Ponte Nova (Aço-Rio Doce-Caparaó/Metropolitana), Lavras (Sul/Mata-Vertentes) e Jequitinhonha (Jequitinhonha-Mucuri/Norte-Central). A região Triângulo-Noroeste/Sudoeste-Oeste ainda não teve sua sede divulgada.

Também aguarda definição do local de execução a Etapa Estadual, que tem a realização das modalidades individuais e paralímpicas prevista para o período de 7 a 9 de setembro, e das modalidades coletivas, de 12 a 16 de outubro.

Inscrições abertas

As inscrições para o Jimi 2018 já podem ser realizadas via Sistema de Informação dos Jogos, que pode ser acessado pelo endereço www.jimi.esportes.mg.gov.br. No site, estão disponíveis para consulta o regulamento geral e regulamentos específicos das modalidades coletivas com mais informações sobre a competição, além do cronograma de execução completo do evento.

Os primeiros passos a serem dados pelas cidades que quiserem ter equipes no Jimi são o cadastro de um representante municipal no Sistema de Informação dos Jogos e a inserção, até o dia 21 de março, do ofício assinado pelo prefeito formalizando o interesse em participar dos Jogos. O formulário para assinatura estará disponível no site após cadastro do representante municipal.

Após o recebimento do documento pela organização do Jimi, o sistema será então liberado, até o dia 26 de março, para a inscrição das equipes, representantes municipais, treinadores, auxiliares técnicos e número mínimo de atletas de cada modalidade, conforme regulamento, para a Etapa Microrregional.

As inscrições de atletas de modalidades individuais e paralímpicas poderão ser feitas de 18 de junho a 17 de agosto.

 

Subcategorias

Festival de Dança de Bambuí