21
Sáb, Set
ptenfres

Destaques

Grid List

Patrocinadores

Outros destaques

Grid List

Banner quadrado - I
Banner Quadrado - II
Banner Quadrado - III
Banner Quadrado - IV
Banner quadrado 9
banner quadrado 10
Banner quadrado 15
Banner quadrado 11

“A Direção do Jornal da Canastra, através da jornalista Nan-cy Gonçalves Dias, em comemoração aos 19 Anos de existência do Jornal da Canastra criou um “Projeto de Ações” para incenti-var e resgatar o Turismo em Bambuí, juntamente com os Municípios vizinhos.

Entre várias ações o Turismo Rural faz parte do “Projeto de Ações” que tem como objetivo incentivar o Turismo Rural em Bambuí e região, onde existem excelentes propriedade bem estruturadas e prontas para implantar o Turismo Rural!

Já ouviu falar em Turismo Rural?

Essa é uma modalidade em expansão no Brasil, para quem adora passar um tempinho desconectado no interior. É uma viagem muito ligada às nossas raízes agrárias, onde valoriza : a paisagem, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.
Vivenciar uma rotina diferente, nem que seja por alguns horas ou dias, talvez seja o principal atrativo que as propriedades rurais proporcionam, incorporando atividades turísticas para ampliar as experiências oferecidas aos visitantes, além da possibilidade de geração de uma renda adicional para as comunidades locais.
O Turismo Rural pode contribuir para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, a atração de investimentos públicos e privados com infra-estrutura para os locais onde se desenvolve.
É legal priorizar os passeios e ou estadia em fazendas de agricultura familiar, que proporcionam uma proximidade maior com quem está inserido no meio rural e extrai da terra seu sustento para sobrevivência.
Serviços oferecidos pelo turismo rural
O turismo rural é diversificado e pode envolver diversos formatos, sendo uma das vantagens para os empreendedores do turismo rural.
O turismo rural pode ser desenvolvido como hospedagem, apenas como recreação, para lazer e entretenimento ou para serviços de refeições com culinária típica.
Diante de todos os serviços e possibilidades no turismo rural é necessário pesar os fatores mais importantes dentro daquilo que o empresário pretende atingir.
Outros atrativos do turismo rural são a disseminação do folclore, gastro-nomia local, artesanato e crenças locais.

Fatores importantes no turismo rural

Dentre os fatores importantes para o turismo rural está a localização. Este fator é crucial, pois além da propriedade ter que possuir belezas naturais como árvores, pássaros e cachoeiras, é também necessário que a propriedade se localize em lugares de fácil acesso e bem sinalizado e ainda próximos a cidades que tenham toda infraestrutura.
Manter a identidade própria também é um fator importante, pois cada espaço rural tem suas próprias características, como o relevo, o clima, a vegetação e aspectos regionais como gastronomia, arquitetura, hidrografia e entre outros itens que fazem daquele lugar, algo único e original, tornando-se referência para os turistas.
Ser autêntico desde os espaços rurais até a hospedagem é outro fator que deve ser considerado. Tudo deve ser mantido íntegro e sem modificações, com o cunho de apenas modernizar ou oferecer conforto.
A harmonia ambiental é exatamente o que os turistas rurais procuram e depende da preservação do meio ambiente, da biodiversidade existente e das espécies.
A preservação do meio ambiente deve nortear as decisões do turismo rural, para que as modificações realizadas a fim de melhorar a recreação e outros fatores de lazer não comprometam o equilíbrio ambiental.
A preservação da cultura local é um dos maiores motivos para que o turismo rural tenha sucesso. A propriedade em que se desenvolverá o turismo rural deve retratar a cultura e o regionalismo local.
Incentivo governamental
O turismo rural é uma das atividades campestres que mais cresce e contribui para o desenvolvimento do país. Sabendo que o turismo rural é importante para o desenvolvimento regional, o governo incentiva a prática com diversos planos e investimentos.
Para isso, o governo elaborou diversas diretrizes voltadas para o turismo rural, dentre essas diretrizes estão: o estabelecimento de normas, regras e legislação específica, informações e comunicação para divulgação do turismo rural, valorização do turismo rural, incentivo financeiro, capaci-tação do setor, envolvimento de comunidades locais e estruturação da infra-estrutura.
Turismo rural e produção

A produção rural pode ser uma motivação para o turismo rural, isso, porque os turistas rurais são motivados também pelo consumo do que é produzido nas propriedades rurais, principalmente, de produtos orgânicos e produções mais artesanais.
Dessa forma, a agricultura familiar é fortalecida com o turismo rural, o que é uma ótima oportunidade de vender o que se produz, pois nada como consumir direto do produtor.Outra oportunidade para o turismo rural é produzir e vender vinhos, doces, queijos, morangos ou artesanato e outros produtos que podem ser consumidos na própria propriedade e também vendidos.

E aí, bora pegar o caminho da roça?

Existem uma porção de propriedades rurais na nossa região que poderiam participar com este tipo de turismo: cada propriedade com suas particularidades e cultura, o que torna este tipo de Turismo tão especial que poderiam ser aproveitadas que poderiam promover várias atividades para crianças e adultos!
Como várias propriedades rurais, na região de Bambuí e cidades vizinhas se destacam com artesanatos, produção de cervejas, licores , cachaças, vinhos, laticínios, embutidos, e ecoturismo seria um “ prato cheio”, para mostrar aos turistas como produzem cafés, queijos, fubá, embutidos suínos, biscoitos e doces, além de oferecer descanso e atividades para quem quer colocar a mão na massa: “tem muito biscoito para enrolar, doce para fazer, animal para alimentar, verdura para colher e semente para plantar”, Como vimos estas propriedades poderão oferecer vivências maravilhosas que serão muito bem aceitas pelos turistas!
Um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas , rurais. e também o tradicional pesque e pague, ao colhe e pague de frutas como jabuticabas, mangas, laranjas e a boa me-sa acompanhada de café colonial, venda de produtos artesanais, como compotas, geleias e cervejas caseiras, até hortaliças orgânicas.
O agroturismo também poderá ser uma atividade a oferecer como visitas agro-indústrias familiares, alambiques e propriedades que produzem mel, abacaxi, mandioca, grãos, entre outros.
A equipe do Jornal da Canastra convida os senhores ruralistas para abrirem suas propriedades para visitas com o intuito de completar a sua renda,e aos mesmo tempo proporcionar aos visitantes experiências e vivências maravilhosas!
Pense nisto!
Cantato pelo telefone (37)34311101/ (37) 999577514.
Maiores informa ções que podem auxiliar os proprietários de fazendas a implantar o Turismo Rural,em Bambuí e cidades vizinhas!

 

Adriana Giarola Vila-maior
Júlio César Benfenatti Ferreira
Ana Flávia Amaral Almeida Magalhães
Nathália Souza Vaz Pereira


O projeto “Feira Livre de Bambuí”: Análises e Intervenções teve início no ano de 2018 e desde então vem buscando conhecer e atender as demandas tanto dos feirantes quanto dos consumidores da feira. Os resultados obtidos até o momento mostram que a maioria dos consumidores entrevistados se encontram completamente ou muito satisfeitos com características da feira, como localização, qualidade do atendimento e dos produtos, ambiente da feira, entre outros

.
Em uma pesquisa realizada foi observado, no entanto, que existem algumas limitações que podem ser melhoradas a fim de melhorar o atendimento e dê mais satisfação aos seus clientes.
Entre os pontos que o projeto busca atuar, está o zelo pela segurança não só dos feirantes, mas também dos consumidores que participam da feira. Foi redigida uma carta que será encaminhada à polícia militar de Bambuí-MG, solicitando maior vigilância durante a feira, uma vez que as atividades se iniciam durante a madrugada.


Outro aspecto destacado pelos feirantes, é quanto a limpeza da praça. Assim, foi solicitado ao Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, a permissão para o acesso a uma torneira situada na praça Coronel Torres. Uma vez que haja liberação desta torneira, será possível que os feirantes efetuem a limpeza dos locais onde se situam suas barracas.


Nota-se também a necessidade de realizar uma campanha de conscie-tização ambiental, abrangendo todas as pessoas que de alguma forma afetam e são afetadas pela limpeza do local. Assim, o cuidado com o lixo se torna responsabilidade de todos, sendo um bem comum. As propostas a serem feitas serão:


• Divulgação de informativos através de mídia social e de cartazes na praça;
• Requisição de lixeiras de coleta seletiva fixas na praça;
• Incentivo aos feirantes para anexarem sacolas ou lixeiras a suas barracas.
A Feira Livre que já é uma tradição, desde o ano de 2010, acontece sempre aos sábados ,à partir das 6:00 horas às 12:00 horas. Têm 38 barracas onde os feirantes vendem produtos como: verduras, artesanatos, alimentos e outros.

Contamos com a valorosa presença da comunidade e destacamos que em setembro a nossa feirinha completará 9 anos de atuação!
A “Feira Livre de Bambuí “ também faz parte e é uma das prioridades do “Projeto de Ações” criado pela equipe do Jornal da Canastra para resgatar o Turismo em Bambuí!

da Canastra, através da jornalista Nancy Gonçalves Dias, em comemoração aos seus 19 Anos de existência criou um“Projeto de Ações” para incentivar e resgatar o Turismo em Bambuí, juntamente com os Municípios vizinhos.
Entre várias ações o Turismo Rural faz parte do “Projeto de Ações” que tem como objetivo incentivar o Turismo Rural em Bambuí e região,onde existem excelentes propriedades bem estruturadas e prontas para implantar o Turismo Rural!

Já ouviu falar em Turismo Rural?


Essa é uma modalidade em expansão no Brasil, para quem adora passar um tempinho desconectado no interior. É uma viagem muito ligada às nossas raízes agrárias, onde valoriza : a paisagem, a gastronomia, o estilo de vida e as tradições das famílias que vivem longe dos centros urbanos.
Vivenciar uma rotina diferente, nem que seja por alguns horas ou dias, talvez seja o principal atrativo que as propriedades rurais proporcionam, incorporando atividades turísticas para ampliar as experiências oferecidas aos visitantes, além da possibilidade de geração de uma renda adicional para as comunidades locais.
O Turismo Rural pode contribuir para a revitalização econômica e social das regiões, a valorização dos patrimônios e produtos locais, a conservação do meio ambiente, a atração de investimentos públicos e privados com infra-strutura para os locais onde se desenvolve.
É legal priorizar os passeios e ou estadia em fazendas de agricultura familiar, que proporcionam uma proximidade maior com quem está inserido no meio rural e extrai da terra seu sustento para sobrevivência.

E aí, bora pegar o caminho da roça?


Existem uma porção de propriedades rurais na nossa região que poderiam participar com este tipo de turismo: cada propriedade com suas particularidades e cultura, o que torna este tipo de Turismo tão especial que poderiam ser aproveitadas que poderiam promover várias atividades para crianças e adultos!
Como várias propriedades rurais, na região de Bambuí e cidades vizinhas se destacam com artesanatos, produção de cervejas, licores , cachaças, vinhos, laticínios, embutidos, e ecoturismo seria um “ prato cheio”, para mostrar aos turistas como produzem cafés, queijos, fubá, embutidos suínos, biscoitos e doces, além de oferecer descanso e atividades para quem quer colocar a mão na massa : “tem muito biscoito para enrolar, doce para fazer, animal para alimentar, verdura para colher e semente para plantar”, Como vimos estas propriedades poderão oferecer vivências maravilhosas que serão muito bem aceitas pelos turistas

!
Um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas , rurais. e também o tradicional pesque e pague, ao colhe e pague de frutas como jabuticabas, mangas, laranjas e a boa mesa acompanhada de café colonial, venda de produtos artesanais, como compotas, geleias e cervejas caseiras, até hortaliças orgânicas. O agroturismo também poderá ser uma atividade a oferecer como visitas agroindústrias familiares, alambiques e propriedades que produzem mel, abacaxi, mandioca, grãos, entre outros.
A equipe do Jornal da Canastra convida os senhores ruralistas para abrirem suas propriedades para visitas com o intuito de completar a sua renda,e aos mesmo tempo proporcionar aos visitantes experiências e vivências maravilhosas!

Turismo Rural e produção
A produção rural pode ser uma motivação para o Turismo Rural, isso, porque os turistas serão motivados também pelo consumo do que é produzido nas propriedades rurais, principalmente, de produtos orgânicos e produções artesanais, e dessa forma, a agricultura familiar será fortalecida com o turismo rural, o que é uma ótima oportunidade de vender o que se produz, pois nada como consumir direto do produtor.


O Turismo Rural poderá movimentar a nossa economia, gerando empregos é uma solução a mais para que o pequeno produtor complemente sua renda, principalmente, em vistas das oscilações no preço de produtos agrícolas
Pense nisto!


Cantato pelo telefone (37) 3431-1101
( 37) 999577514.
Maiores informa ções que podem auxiliar os proprietários de fazendas a implantar o Turismo Rural.

 

Bambuí sempre será a nossa querida cidade!
“Gostamos de tudo que se diz respeito a Bambuí. Ela está longe de ser a cidade ideal, mas com certeza ela é para nós a melhor cidade do mundo!
Amamos as possibilidades que Bambuí è capaz de proporcionar-nos: cos tumes, cultura e nossas influências!
Adoramos o perfil simplório que cerca a cidade, seus moradores, o jeito de conviver. As pessoas são confiáveis e alegres na busca do sucesso do dia a dia.
Amamos o sol que brilha no céu azul, nossas pracinhas, as ruas largas e a-borizadas, a liberdade de ir e vir e poder andar sossegadamente pelas ruas, praças, pelo cantar dos pássaros.
E mais, as pessoas se relacionam entre sim de forma saudável e possuem a cumplicidade de uma grande família!
Bambuí possui um jeito especial de acolher seus visitantes, por isso não é segredo que muitas pessoas a levam em seu coração, pois: “Quem bebe da água de Bambuí, jamais a esquecerá”.
Encaminhe à redação do JCanastra, uma foto especial de sua rua, de uma pracinha, ou um cantinho que você mais gosta da cidade: elas serão divulgadas nas próximas edições!

Caros leitores colabore com artigos, textos, fotos e notícias! Sugerem pautas, entrevistas e artigos!
O Jornal da Canastra é seu, é nosso ,é de todos!

Mais Artigos...