17
Qui, Out
ptenfres

Ferramentas

 

O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro.
A data coincide com o dia em que a profissão foi regulamentada, em 1998, com a Lei 9696/98, na qual foram criados os Conselhos Estaduais e Federal de Educação Física. Neste dia destaca-se a importância da profissão que colabora na preparação de habilidades físicas e mentais de crianças e adultos.
As áreas de atuação são diversas, desde escolas, academias, clubes, hospitais a órgãos governamentais. O acompanhamento de um profissional de educação física durante a realização de exercícios é de primordial importância, seja no âmbito escolar ou voltado para o treinamento esportivo. Para atuar na área, é necessário ter curso superior e estar devidamente registrado no conselho profissional da categoria, pois a falta de registro configura em exercício ilegal da profissão.
Além disso, o professor de Educação Física ensina valores como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação.rofissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população, o profissional de educação física,além disso, ensina valores como trabalho em equipe, respeito às regras e motivação profissional que promove a saúde e a qualidade de vida da população,
Atualmente, o curso de graduação em educação física é dividido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Os licenciados têm sua formação voltada para trabalhar na educação básica com aulas de educação física em escolas. Por sua vez, o bacharel atua com treinamento esportivo, reabilitação, recreação, academias e clubes esportivos.
Independentemente do campo de trabalho do licenciado ou bacharel, engana-se que o curso de graduação consiste exclusivamente de disciplinas voltadas ao esporte. Os cursos são compostos também de disciplinas biológicas, tais como anatomia e fisiologia, bem como de sociologia do esporte, políticas públicas e gestão esportiva.
A comemoração do Dia do Profissional de Educação Física é uma grande conquista para a categoria. Demonstra a valorização de um profissional que zela pelo bem-estar e a saúde de seus alunos, contribuindo assim para uma sociedade mais forte, não só em condições físicas, mas também mentais. Um corpo são reflete positivamente em mentes melhor preparadas para o enfrentamento do cotidiano e vice-versa, contribuindo para o melhoramento da sociedade de um modo geral.

Origem do Dia do Professor de Educação Física

O Decreto de Lei nº 9.696, de 1º de setembro de 1998, regularizou a nível federal a função do Profissional de Educação Física. A data comemorativa surgiu em memória desta conquista para os profissionais da área, através da lei nº 11.342, de 18 de agosto de 2006.
A educação física começou a ser implantada nos currículos acadêmicos nas escolas primárias e secundárias em 1852, a partir do Decreto de Lei nº 630.

Poema para o Dia do Professor de Educação Física

"Um corpo sem inteligência não ama!
Um corpo sem saúde não desfruta do amor!
Um gênio sem amor não tem saúde espiritual!
Diante disso tudo devemos, a cada instante,
procurar a companhia dessas três virtudes,
mesmo que as alcancemos uma a uma.

"Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável, ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica”!

A você, profissional de Educação Física, que atua nos corpos de seus alunos e atletas para, em verdade,alcançar-lhes as mentes e os corações,a homenagem da equipe do Jornal da Canastra e o nosso reconhecimento,neste seu dia 1º de setembro!

Festival de Dança de Bambuí