17
Qui, Out
ptenfres

Ferramentas

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é hoje o principal método de ingresso nas instituições públicas de nível superior. Tendo, em muitos casos, substituído o vestibular, os dias de prova do Enem são os mais aguardados ano após ano por milhares de vestibulandos ansiosos. Para se sair bem, é importante obter o máximo de informações possível para se preparar, e foi pensando em você que fizemos este guia supercompleta

A primeira edição do exame foi aplicada em 1998, com o objetivo de medir os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Médio. Foi somente a partir de 2004 que o exame começou a ser utilizado como método de ingresso em faculdades e, em 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem passou a ser mais popular que o vestibular tradicional.

O Enem já não serve apenas como um vestibular moderno, mas também é parte do processo seletivo para a aquisição de financiamento estudantil pelo Fies e para o ingresso em faculdades públicas pelo Sisu. Além de oferecer a possibilidade de bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior pelo Prouni e em cursos técnicos pelo Sisutec.
Como se preparar para o Enem?

Passada a etapa de inscrição, é momento de focar na parte mais importante do Enem: as provas. Confira algumas dicas para organizar seus estudos manter a matéria em dia.

1. Informe-se o máximo possível

Busque todas as informações que puder sobre a prova, leia o edital e converse com pessoas que participaram de edições anteriores do Enem. Além disso, fique antenado nas principais notícias do Brasil e do Mundo.

2. Organize seu tempo e o conteúdo a ser estudado

Apesar do Enem ser um exame geral que abrange todo o conteúdo do Ensino Médio, existem algumas matérias que são mais recorrentes que outras. Observando tudo o que foi abordado nos últimos anos, fizemos um guia com os principais temas abordados dentro de cada área de conhecimento: Quais são as matérias que mais caem no ENEM?

Com este guia é possível direcionar o seu estudo, priorizando as suas áreas de maior dificuldade de acordo com o tempo disponível para estudo.

3. Tenha um plano de estudos para o Enem

Nós também preparamos esse guia sobre como montar um plano de estudos para te ajudar a organizar o dia, com tempo destinado a todas suas atividades e ainda um momento para estudar.

Você pode baixar o plano de estudos e alterar como desejar, adicionando suas atividades cotidianas, quais matérias você estudará por dia e personalizar seu horário como quiser.

4. Não se limite apenas ao conteúdo

Saber todo o conteúdo das provas é importante para obter um bom resultado no Enem. Entretanto, produzir uma boa redação também é essencial e, para isso, é necessário ir além do conteúdo dos livros e jornais e estimular seu pensamento crítico.

Um ótimo exercício a ser praticado é produzir textos nos moldes do Enem. Quanto mais exercitar, mais fácil será articular suas ideias e opiniões para convencer o leitor.

5. Coloque em prática o que aprendeu

Seja no conteúdo objetivo da prova ou na redação, treine o máximo que puder. Só é possível descobrir se aprendeu a matéria colocando em prática e testando seus conhecimentos. Por isso, não deixe de separar um tempo no seu cronograma de estudos para resolver exercícios e produzir ao menos uma redação por semana.

É possível praticar gratuitamente, acessando o site do Inep e fazendo o download das provas anteriores já com gabarito oficial. E para ficar cada vez mais afiado na redação, dê uma olhada no nosso Guia definitivo para fazer uma Redação do Enem nota 1000.

6. Estude de forma descontraída e interativa

Na hora de estudar, nem tudo tem que ser puro suor e exaustão. Os modos tradicionais de estudo tem se tornado obsoletos, e vêm sendo substituídos por formas de aprendizado mais dinâmicas e que resultam em uma maior produtividade.

O melhor método de estudo é aquele que une o tradicional com o novo, e utiliza tanto o conteúdo escrito e a resolução de exercícios, quanto videoaulas, simulados e jogos educativos.

É reconhecendo isso que o Ministério da Educação, em parceria com a rede SESI, lançou a Hora do Enem. Um programa completo que traz toda a modernidade que seu estudo necessita.

Com a Hora do Enem você tem à disposição videoaulas incríveis, simulados nos moldes do Enem (inclusive com a correção no padrão TRI), uma plataforma interativa, um programa de TV para responder às suas principais dúvidas sobre o Enem, e um aplicativo para levar a plataforma para onde quiser.

Dicas para o dia da prova do Enem

Passada a etapa de preparação, chega o dia tão importante e, mesmo sabendo todo o conteúdo, é comum se sentir nervoso diante de um evento tão importante e esperado. Para evitar ao máximo que a ansiedade te atrapalhe nesta etapa essencial, separamos as melhores dicas de como se preparar para a prova do Enem.

1. Confira o local de prova

Se perder no dia da prova do Enem não é uma opção uma vez que as ruas estarão congestionadas e o tempo para chegar ao local de destino será curto. Conhecer previamente o local onde irá realizar a prova te garante maior segurança ao escolher o caminho e calcular o horário para sair de casa.

2. Durma cedo

As provas do Enem são vistas como verdadeiras provas de resistência para o candidato. É uma jornada de dois dias com mais de 4 horas de prova e um tempo médio por questão de, aproximadamente, 3 minutos; além de ser recheada de textos extensos e que demandam muita atenção.

Por isso é importante estar bem descansado, um cérebro cansado levará mais tempo para processar as mesmas informações do que o de uma pessoa que dormiu 8 horas durante a noite. Outro fator importante, é a concentração, essencial para uma correta interpretação dos enunciados e para passar as respostas para o gabarito.

3. Não se preocupe com matéria antes da prova

O período de estudar já acabou e o melhor que você pode fazer às vésperas da prova é se concentrar no que já sabe e relaxar. Do contrário, as matérias irão se confundir na sua cabeça e acabar reduzindo seu rendimento.

4. Acorde cedo

Tão importante quanto ir dormir no horário adequado e ter horas suficientes de sono, é acordar cedo para poder se programar e organizar o dia com calma.

Planeje com atenção o horário para sair de casa, chegando com pelo menos uma hora de antecedência ao local de prova, separe tudo que irá precisar, prepare o lanche. A prova ocorre logo após o almoço, às 13 horas, por isso não acorde tarde ou poderá acabar chegando atrasado.

5. Separe os documentos

É importante lembrar que sem um documento oficial de identificação com foto o candidato não poderá entrar na sala de prova. Assim sendo, evite deixar de separar os documentos na última hora. Confira quais são os documentos aceitos:

RG

Carteira de Trabalho e Previdência Social

CNH com foto

Passaporte

Cédula de Identidade de Estrangeiro

Certificado de Dispensa de Incorporação

Certificado de Reservista

Identidade Funcional

Carteira de Ordem ou Conselho de Classe

Lembre-se também de levar o cartão de confirmação de inscrição, assim poderá conferir os dados impressos no gabarito e na prova.

6. Confira novamente o que é permitido levar

Por questões de segurança, alguns objetos não são permitidos nas salas de prova do Enem. Para evitar maiores transtornos nos dias de prova, separamos para você quais itens são, ou não são, permitidos. Confira:
O que levar

Caneta esferográfica preta com tubo transparente
Documento de identificação oficial com foto
Lanche energético para a prova
Garrafa de água transparente e sem rótulo

O que NÃO levar

Caneta de outra cor que não preta ou com tubo não transparente
Relógio de qualquer tipo
Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins
Armas de qualquer tipo
Toucas, bonés ou outro acessório que cubra a cabeça ou o rosto
Óculos escuros
Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos
Livros, apostilas e qualquer outro conteúdo, impresso ou não

No caso de objetos que não são permitidos na sala de prova, mas que são necessários levar, como o telefone celular, é permitido guardar o aparelho desligado, preferencialmente sem bateria, na sacola lacrada durante a prova.

Lembrando que, caso o celular toque durante a prova, a punição é a eliminação do exame.

7. Cuide da alimentação

Para o almoço, prefira alimentos leves e que vão garantir sua saciedade por um longo período de tempo, demandando menos energia para digestão, evitando a sonolência. O ideal é ter uma boa porção de carboidratos, carne branca como fonte de proteínas, e muita salada.

Por ser uma prova exaustiva e de longa duração, é permitido ao candidato levar um lanche. Prefira alimentos altamente energéticos e com boa dosagem de açúcar, por funcionarem como principal combustível para a respiração celular, são de grande ajuda para afastar o sono e manter a concentração.

Procure evitar alimentos e bebidas ricos em cafeína, pois podem aumentar o nível de estresse do organismo. Além disso, seja respeitoso com os outros candidatos que dividem a sala com você e evite embalagens barulhentas ou comidas com odor forte.

8. Não se esqueça do gabarito

A única resposta válida para a correção do exame, e posterior atribuição da nota, é a contida no gabarito. Assim sendo, dedique tempo suficiente para marcar a resposta escolhida no gabarito com calma e evitando erros, uma vez que não é possível solicitar uma nova folha de respostas.

Não se esqueça também de conferir se o gabarito está completo, com todas as questões e com seus dados impressos corretamente.

Precisa de ajuda para se organizar e não esquecer de nenhuma dica? Confira o nosso Checklist para o Enem, com o que você precisa fazer antes e depois da prova, e o que é, ou não, permitido levar.

Festival de Dança de Bambuí