21
Sáb, Set
ptenfres

Destaques

Grid List

Patrocinadores

Outros destaques

Grid List

Banner quadrado - I
Banner Quadrado - II
Banner Quadrado - III
Banner Quadrado - IV
Banner quadrado 9
banner quadrado 10
Banner quadrado 15
Banner quadrado 11

Ferramentas

São Tomé das Letras, uma cidade de alma hippie que fica no estado de Minas Gerais a cerca de 350 quilômetros de Belo Horizonte e de São Paulo.
Alguns acreditam que São Tomé seja um dos sete pontos energéticos da Terra, o que atrai, para o lugar, místicos,sociedades espi-ritualistas, científicas e alternativas, o que dá razão a outro nome da cidade: "Cidade Mística".
Além disso, a cidade tem o centro histórico tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais desde 1996. Embora adulterado, ainda possui grande significado cultural e ecológico.
É uma cidade recheada de lendas sobre extraterrestres, sobre passagens subterrâneas que levam a Machu Picchu, sobre curandeiro
As construções dão um ar mediaval a cidade e tem uma atmosfera mística em todos os cantos!
Típica construção local, a Igreja do Rosário é construída com blocos sobrepostos da pedra de são-tomé . Também conhecida como Igreja de Pedra, a Igreja do Rosário foi edificada pelos negros escravos, no século XVIII, que não podiam frequentar os cultos da Igreja Matriz. Recebeu o nome da padroeira, Nossa Senhora do Rosário.
É a construção típica da cidade e chama atenção pelos blocos perfeitamente empilhados sem argamassa. No interior não há obras artísticas e está fechada para visitação. O local é um dos cartões-postais da cidade.
São Tomé das Letras é conhecida como a cidade das pedras. Produz toneladas de quartzitos!
Dizem que a energia desta pedra é poderosa! Fui até um local, no alto da cruz e encontrei um monte de pedras empilhadas: elas não estão alí, não por acaso! Cada empilhamento significa um pedido de um desejo que fazemos enquanto empilharmos as pedras. Diz a lenda que o desejo é alcançado quando alguém derruba um empilhamento de outra pessoa , para fazer o seu pedido!
É lógico que fiz o meu pedido!
No segundo dia de minha visita, após um delicioso café da manhã fui conhecer o comércio local com muitas lojas esotéricas além de velas e incensos,e comprar lembrancinhas feitas com a famosa pedra local, a são-tomé, a casinha é o mais típico souvenir dos duendes, vi também muitos artesanatos realizados em pedras de cristais coloridas.
O comércio oferece uma infinidade de produtos de artesanato todos realizadas por profissionais do lugar!
Adorei conhecer a ladeira do amendoin, parado, desligado e em ponto morto: o carro sobe uma ladeira sozinho. Seria energia magnética?
Talvez ilusão de ótica?

A Ladeira do Amendoim intriga os turistas que lá cão conferir este fenômemo. Na verdade o local é um trecho da estrada de terra que brinca com sua mente, pois na descida o carro em ponto morto e desligado sobe a ladeira. Entretanto, como clima da cidade pede, há uma crença da existência de um grande campo magnético em formato de diamante na parte subterrânea do local. Ali seria um dos chacras da Terra. Com este mistério, fica menos atraente a explicação da física para o fenômeno.

Sou muito mística e conhecer São Tomé das Letras foi como andar nas nuvens, e sair de lá com as baterias recarregadas de muita energia, paz e tranquilidade!
Oxalá, eu volte lá outras vezes!

Por Nancy G Dias