18
Seg, Nov
ptenfres

Ferramentas


A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados de prevenção contra a pneumonia, principalmente a pneumonia infantil - a principal causa das mortes de crianças com menos de 5 anos de idade no mundo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma criança morre de pneumonia no mundo a cada 20 segundos.
A pneumonia é uma doença pneumocócica, ou seja, que ocorre quando há uma inflamação nos pulmões, podendo ser causada por vários microorganismos, entre vírus e bactérias.


A princípio, a pneumonia pode apresentar sintomas semelhantes aos de resfriados e gripes, como febre alta, tosse, dores no corpo e mal-estar generalizado. Porém, com mais de quatro ou cinco dias de febre alta, a pessoa deve estar atenta ao aparecimento de outros sintomas que possam indicar a doença.

Sintomas da pneumonia

Os principais sintomas da pneumonia são:
-dores no tórax
-expetoração com secreção amarela (por vezes com sangue);
-falta de ar
-febre
-tosse forte

Prevenção contra a pneumonia

A melhor prevenção contra a pneumonia é a vacinação contra os principais agentes causadores da doença (exemplo: pneumococcus).
Para proteger as crianças com menos de cinco anos da pneumonia, existem algumas indicações: alimentar o bebê apenas com leite materno durante os seis primeiros meses de vida, no mínimo; lavar bem as mãos e todos os utensílios do bebê antes que entrem em con-tato com a criança evitar ambientes com atmosfera poluída, como fumaça de cigarro;

 

Festival de Dança de Bambuí