21
Qui, Nov
ptenfres

Ferramentas

“Poesia é quando uma emoção encontra seu pensamento e o pensamento encontra palavras!”

 

Quando eu era professora primária, tive a sorte de ter alunas(os) muito inteligentes, crianças obedientes e muito estudiosas! Aquelas crianças inspiravam-me a ir em frente, em minha grande missão de educar! Quando estava em sala de aula esquecia o mundo, a minha casa, meu esposo e meus filhos!
Lembro-me muito bem de uma colega que dizia com o seu “carioquês’’, puxando um “s” ao falar:
-“Não acho que alguém dê aula por esporte!”
Respondia entusiasmada que esta pessoa era eu!
- “Adoro estar em sala de aula para educar, ensinar, brincar, cantar, transmitir tudo o que sei aos meus pequenitos.
Gostava de ver os seus olhinhos brilhantes espertos e atentos quando contava uma estória, uma poesia, dava uma aula de matemática,música ou uma composição.
Dizia sempre as minhas colegas de escola que Deus me dera um dom maravilhoso de ensinar. E notava que as crianças tinham facilidades em aprender tudo que transmitia a elas.
Doce professorinha, que durante vinte e seis anos era incansável na arte de ensinar as suas lindas criancinhas!
Recentemente uma criaturinha meiga, de voz suave veio até a mim, convidando-me para ir até a sua sala de aula para conversar com suas crianças à respeito de minhas poesias. Pois bem esta pessoinha encantadora foi uma de minhas inteligentes ex-alunas, dizendo-me que fui uma de suas professoras que a inspirara em seu Projeto de Literatura para resgatar os poemas e autores clássicos. Hoje, ao resgatar esses autores e poemas clássicos, ela lembra com carinho das poesias aprendidas em sala de aula em sua infância. Imaginem vocês a minha alegria e satisfação em pensar que servi de exemplo para essa querida ex-aluna e hoje uma excelente professora!
É lógico que aceitei este agradável convite, comparecendo-me em sua sala de aula, no quarto ano do ensino fundamental 1, do Centro Educacional Evolução, cujas diretoras: D. Maria Tereza de Miranda Carvalho, Fabiana Maria Barbosa, e Flávia de Miranda Carvalho receberam-me tão carinhosamente!
Adorei passar horas agradáveis falando de minhas poesias e sobre alguns autores clássicos àquelas crianças que tão educadamente receberam-me !
Admiravelmente ouvia com atenção as poesias recitadas pelas crianças que foram feitas em sala de aula com variados temas propostos pela D.Rut como: “Quero ser um poeta , Amigo ,Meu pai Parabéns Dr.Rut Evaristo!
Recitar poesia é um caminho para a sensibilidade! A leitura de poemas pode proporcionar aos momentos de intenso prazer no contato com a linguagem, pois se aprende muito com a língua, lendo, ouvindo, recitando ou se deliciando com os sons e as rimas presentes em um poema.


“Felizes são os alunos que têm uma professora que gosta de poemas.”

Festival de Dança de Bambuí