15
Qua, Ago

Destaques

Grid List

Festival de Dança de Bambuí

Outros destaques

Grid List

Clima

Bambui Brazil Partly Cloudy (day), 27 °C
Current Conditions
Sunrise: 6:26 am   |   Sunset: 5:51 pm
35%     6.4 km/h     31.629 bar
Forecast
QUA Low: 12 °C High: 28 °C
QUI Low: 15 °C High: 24 °C
SEX Low: 15 °C High: 21 °C
SáB Low: 15 °C High: 18 °C
DOM Low: 13 °C High: 22 °C
SEG Low: 14 °C High: 25 °C
TER Low: 13 °C High: 25 °C
QUA Low: 15 °C High: 27 °C
QUI Low: 15 °C High: 27 °C
SEX Low: 16 °C High: 28 °C
Banner quadrado - I
Banner Quadrado - II
Banner Quadrado - III
Banner Quadrado - IV
Banner quadrado 9
banner quadrado 10
Banner quadrado 13
Banner quadrado 11

Ferramentas

“O Dia dos Pais

é comemorado anualmente no segundo domingo de agosto no Brasil. Em 2018, a data será celebrada em 12 de agosto.
Segundo alguns registros históricos, foi o publicitário Sylvio Bhering que, em 1953, propôs que fosse celebrado o primeiro Dia dos Pais no Brasil.
Na tentativa de atrair comerciantes a publicitarem no jornal "O Globo", o meio de comunicação difundiu a data, que rapidamente se tornou popular.
Inicialmente, Sylvio Bhering escolheu o dia 16 de agosto para comemorar o Dia dos Pais por ser o dia de São Joaquim (segundo a tradição católica, o pai da Virgem Maria, avô de Jesus Cristo).
Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto.
Nesta data, os filhos homenageiam e agradecem aos papais toda a companhia, suporte e carinho recebido ao longo de suas vidas.
Normalmente, neste dia, com presentes, mensagens, beijos e abraços, os filhos e filhas presenteiam seus pais, demonstrando todo o amor que sentem por eles.Segundo o Ministério da Saúde, o hospital pode ser definido como “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, inclusive o domiciliar, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde, bem como de encaminhamento de pacientes, cabendo-lhe supervisionar e orientar os estabelecimentos de saúde a ele vinculados tecnicamente.”


Entrevistamos o professor Gilberto Vieira para falar um pouco sobre a educação dada aos seus filhos

Eis a entrevista .


JC-Você tem um casal de adolescentes!Por favor o nome e idade deles?
Gilberto- Arthur 18 e Ana Carolina (Carol) 17


JC-O famoso psicoterapeuta e escritor Augusto Cury diz que devido a internet as crianças à partir de sete anos de idade estão muito bem informadas e devido a estes excessos de informações, ele descobriu. que nossas crianças são agitadí-simas, imperativas , repetem os mesmos erros, são desconcentradas. Ele diz ainda que os médicos do mundo inteiro estão confundido a Síndrome do Pensamento Acelerado com a Imperaividade. E que devemos educar nossos filhos para serem pensadores e não "cegos"


Você concorda que as crianças e jovens de hoje têm mesmo esta desconcentração aos estudos, são inquietos e desatenciosos ?Você já lidou com este tipo de problema em relação aos seus filhos?
Gilberto- Sim, as informações com a internet, WatsApp e outros meios, chegam em alta velocidade e quantidade, deixando -os muitas vezes confusos do que é verdade e do que é correto, muitas vezes eles mesmos postam notícias, fatos, fotos e comentários. Com essas informações indo e chegando a todo instante, eles acham mais importantes e interessantes que o conteúdo das aulas e conversas. Nós pais normalmente entendemos menos que eles dessa tecnologia o que nos dificulta filtrá-la, mas temos que nos esforçarmos para que ele consigam pondera-las e utiliza-las de maneira correta.


JC- Dr. Augusto Cury diz ainda que os pais estão dando muitos presentes aos filhos e que isto mexem muito com o cérebro deles , fazendo com que as crianças exijam cada vez mais presentes e mais tecnologia etc .
Vc é um pai que presenteia muito aos seu filhos?
Gilberto- Não, em nossa casa normalmente não trocamos nem presentes de natal, busco sempre com eles comprar e gastar com o necessário. Minhas prioridades são os estudos, cultura. Adquiridos com viagens, livros e cinemas, entre outros.


JC- Amor demais estraga os filhos ?
Gilberto- Em hipótese nenhuma, todos os dias falo com eles que os amo  muito, abraço e brinco. O que pode estragar é trocar o afeto por presente, querer que eles sejam o que não são.


JC- Como é a sua relação com os seus filhos?
Gilberto- Muito boa acho, procuro ser atuante, conhecer seus amigos, ir nas reuniões de escola, participar com eles de grupos de jovens, ser amigo além de pai.


JC-O que eles gostam de fazer ?
Gilberto- Arthur gosta muito de games, e Carol de estar com as amigas, ambos gostam também de leituras, viagens e filmes.


JC- Como você lida com os amigos deles?
Gilberto- Procuro tratá-los como meus amigos, como moro no bairro Centro, minha casa normalmente é ponto de encontro para saírem, logo tento ter contato com todos.


JC-Seus filhos respeita-o com algumas imposições?
Gilberto- Ninguém gosta de ser chamado a atenção, com toda certeza nossos filhos também não, porém nós como pais devemos impor respeito, pois muitas decisões nossas vão contrariá-los. Devemos escutar seus argumentos se necessário devemos manter nossas opiniões. Se é não mantenha o não, chorar não arranca pedaço de ninguém.


JC- Há algum caso humorístico com algum de seus filhos?
Gilberto- Vários, porém meu primeiro negócio com o Arthur, combinamos uma troca de presente com seu bico no aniversário de 2 anos. Dei a ele o presente e ele me deu seu bico, perguntei você está feliz, ele disse sim, então joguei o bico pela janela, ele falou não estou mais e chorou por dois dias, mas não usou mais bico.=


JC-Seus filhos são emocionalmente equilibrados?
Gilberto- Acho que sim, raramente vimos eles agredindo alguém, respondendo pessoas mais velhas ou sendo chamado nas escolas, mas mesmo assim pedimos ajuda orientações de psicólogos.


JC -Frustações de seus filhos: Como você lida com este problema ?
Gilberto- A maioria das vezes que temos frustrações com nossos filhos, porque queremos que eles sejam como nós, que dêem nossas respostas e agirem da nossa maneira. Temos que lembrar que erramos e provavelmente muito mais que eles, quando acontece a decepção procuro lembrar dos meus tempos na sua idade e aconselhá-los como amigo. Mas temos que ser duros e mostrar que estamos decepcionados como pais.


JC-Conflitos entre os membros da família, conflitos intergeracionais. com imposição de regras, normas e limites , bem como em relação a dependência/independência ,como foi lidar com alguns desses problemas com os seus adolescentes ?.
Gilberto- Isso sempre vai acontecer, cada casa é uma educação diferente, o que meu filho pode fazer o do outro não pode. Quando estão juntos e fazem arte a culpa nunca é do seu filho, sempre outro. Se há diferença de idades isso complica muito. Devemos lembrar que muitas vezes a culpa é do nosso filho.


JC-Fuga de casa, uso de drogas, obesidade, bully, sentimentos de inferioridade, rebeldia, rejeição, etc. Investigar como pai como você reagiu a algum desses problemas?
Gilberto- Infelizmente muitas pessoas sofrem algum desses “problemas”, porém devemos lembrar que não somos perfeitos e temos defeitos, os pais devem procurar psicólogos para ajudar quando o filho sofrer algo. Sempre devemos tratá-lo com carinho. Como exemplo, se seu filho chegar em casa bêbado, dê um abraço nele, espere ele melhorar, depois com todos calmos converse e aponte os problemas.


JC- Curiosidade sexual, conhecimento e informações, dificuldade na puberdade , orientação afetivo-sexual, atitudes frente ao sexo oposto , dificuldades interrelacionais, história de namoro , educação, informação, orientação sexual, como foi a sua reação frente a esses problemas?
Gilberto- Esse é um problema muito sério, pois minha educação foi de uma maneira e se educar meus filhos da mesma maneira ele irão presos. O mundo tem modificado de maneira muito acelerada, há um incentivo a prática de sexo, que não concordo muito. Estão tratando o sexo como um restaurante, tem que experimentar de tudo, muito triste a meu ver. Olhas as músicas que estão nas rádios não consigo escutá-las com eles. Eu fico com vergonha. Sempre falo com eles que devemos ter consciência em nossos atos, que devemos procurar alguém ou pessoas que vão respeitá-los.


JC-Deixa aqui uma mensagem aos pais , de como lidar com seus filhos
Gilberto- Os filhos são nossos frutos, a continuação de nossas famílias, deve dar muito amor, ser amigos, companheiros e pais. Na função de pai devemos dar educação, saúde e alegrias. Como conselho, digo que choro não dói, nossos filhos também erram e devem ser cobrados respeito e obediência.finalizou Gilberto ao JCanastra