Qui, Nov

Banner quadrado 13
Banner quadrado 11

Ferramentas

O  coração   de Zagreb  pulsa  em   torno  da   Praça Bana Jelacica (em   croata  Trg Bana Jelacica) Ela é muito movimentada!

Zagreb é   divida  em “cidade alta” e “cidade baixa” e para  chegar  na “cidade  alta” existe um funicular para  ajudar  a  superar  a barreira/ladeira entre as duas.

No segundo dia  em Zagreb começamos nosso trajeto pela Praça Bana Jelacica. Fizemos uma  parada rápida no Centro de Informações Turísticas  e dali mesmo já  passamos a seguir   as placas sentido  Catedral da Assunção da  Abençoada Virgem Maria, que já fica na cidade alta. Existe uma subida até lá, mas bem  tranquila! E a cidade é  tão charmosa que você nem percebe que está “subindo”.
As principais atrações da cidade (Praça Bana Jelacica, o  Mercado Dolac, a Torre de  Lotrscak, a  Rua  Tkalciceva etc) são relativamente perto uma das outras. E então nossa  primeira  parada foi na  famosa Catedral da Assunção da Abençoada Virgem   Maria (em croata  Katedrala Marijina Uznesenja). Nós a encontramos  em  reformas, felizmente, apesar de cobrir uma de suas torres, não  a deixou menos bonita!A   Assunção  da  Abençoada Virgem Maria é a obra arquitetônica no estilo  gótico mais grandiosa  ao   sul dos Alpes existente hoje em dia.  Uma  obra no estilo gótico: “abóbadas  maiores  e  mais  elevadas, apoiadas sobre  pilastras ou feixes de  colunas e muitos vitrais e  rosáceas iluminando o ambiente interno”. Muito linda a Catedral! Saindo, em frente tem o  Pilar  de Maria com os anjos dentro de uma fonte. Os croatas tem muito orgulho dessa bonita imagem datada de 1865, de autoria de um  artista alemão chamado AntonFernkorn.
Da catedral dirigimos à rua Tkalciceva que é  bem  charmosa, repleta de bares e restaurantes.
Continuamos caminhando pelas ruas da cidade alta de Zagreb, subindo uma ladeira leve,  passando   por  mais cafés charmosos e pequenas lojas   de   artesanato até  chegarmos na  Igreja de São Marcos,  com  o seu  famoso telhado  que é  um dos cartões postais do país.
Dali seguimos em direção  para atração  da capital croata: o  Mercado  Dolac  (em croata Tržnica Dolac). Ele é o principal  mercado municipal de   Zagreb e ali encontramos  dezenas de barracas com charmosos guarda-sóis  vermelhos frutas, verduras, queijos, mel, flores etc. As flores são  a  atração principal. Não resistimos  a  beleza das flores e tiramos uma bela foto!
Na cidade alta de Zagreb  (Gornji  Grad) fica  o Museum of  Broken Relationships  que já havíamos visitado no primeiro dia. Neste museu  todos  os objetos têm uma história triste de  um amor não correspondido, uma amizade desfeita ou uma saudade  doída…
O  nosso Hotel ficava na parte baixa pertinho, da região chamada de “ferradura verde” que quer dizer Ferradura  Verde  o  pulmão da cidade!
Pense uma sequencia de oito praças e  parques dispostos em  U bem  no centro da cidade! Segundo gerente onde ficamos hospedadas do Hotel, explicou-nos que a “Ferradura Verde” recebe  esse  apelido graças ao seu formato e  se  você der a sorte de  visitar o  país  no  auge  da primavera,  irá  encontrar   um cenário  espetacular com  muito verde, flores vermelhas, amarelas, roxas, brancas;  infelizmente  visitamos o  país quase no final  de inverno,  e  não tivemos  a sorte  de ver  esta   beleza toda, mas deu para reparar o verde que  chegava  com o outono. O  trajeto  é  relativamente longo,  mas o cenário é muito  bonito! É uma caminhada  leve e deliciosa, com fontes, estátuas,  muito  verde e algumas árvores já   floridas com o prenúncio do outono!
Nesta  região chamada “Ferradura  Verde”, ficam o parque de  Zrinjevac, o Jardim  Botânico  (em croata Botanickivrt), a Praça de Marko   Marulic e a Praça do  Marechal Tito.
Depois de  conhecermos várias atrações, fomos às compras, onde  descobrimos uma loja  que vendia lindas bijouterias! Visitamos  também várias   lojas de  roupas, onde fizemos algumas comprinhas.
Já era noitinha quando voltamos à Praça  Bana Jelacica,  para degustarmos  uma  excelente comida  oriental.
Zagreb uma cidade aconchegante que ficará para sempre em meu coração!